Retrospectiva Festival DOC.Coimbra 2025
- Leandro Cordeiro
- 29 de set.
- 1 min de leitura

O Festival DOC.Coimbra encerrou a edição de 2025 com um balanço muito positivo, reforçando o seu papel como um espaço internacional de encontro, debate e celebração do cinema documental.
Recebemos 359 filmes, provenientes de 54 países, dos quais foram selecionados 38 filmes de 19 países, exibidos ao longo de 6 dias de programação, reunindo mais de 500 espectadores em Coimbra.
O festival contou com a presença de realizadores de várias partes do mundo, que apresentaram os seus filmes e participaram em conversas e debates com o público, criando momentos de partilha e reflexão em torno da arte e da prática documental.
Da edição de 2025 destacamos a retrospectiva e masterclass da realizadora Marcia Paraiso, que proporcionou uma imersão no seu trabalho e na sua visão cinematográfica, e ainda, o lançamento do DOC.LAB Coimbra, um laboratório internacional dedicado ao desenvolvimento de projetos documentais. Este espaço inovador contou ainda com uma sessão de pitch, onde novos projetos puderam ser apresentados a profissionais da área.
Ao todo, foram entregues 10 prémios que reconhecendo diferentes talentos e perspectivas, num ambiente marcado pela proximidade, partilha e — como não podia faltar — muitos abraços.
Nada disso teria sido possível sem a dedicação de uma grande equipa, que tornou realidade esta edição do festival colocando Coimbra como um ponto de encontro do documentário internacional.
O DOC.Coimbra - Festival Internacional de Documentários regressa a Coimbra em 2026, de 17 a 22 de março, com sessões no TAGV – Teatro Académico Gil Vicente e no Auditório do IPDJ, prometendo novas descobertas, encontros e celebrações do cinema documental.
fotos por Nuno Sampaio
Comentários