top of page
Positivo - 3_edited.png

O DOC.Coimbra 2026 decorrerá em 5 espaços na cidade 

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O Festival Internacional de Documentários de Coimbra, DOC.Coimbra, realiza-se neste ano de 2026 em cinco espaços distintos da cidade, proporcionando uma experiência cinematográfica diversificada e próxima do público. A seleção dos locais resulta de parcerias com relevantes instituições culturais de Coimbra, reforçando o alcance, a missão e a ligação do festival ao território.


Auditório do TAGV: Cerimónia de Abertura e Sessões Especiais



O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), um dos espaços culturais mais emblemáticos de Coimbra, será um dos palcos centrais do DOC.Coimbra 2026. Acolherá a Cerimónia de Abertura, no dia 17 de março, às 18h30, bem como sessões especiais nos dias 17 e 18 de março.


Auditório IPDJ : Secções Competitivas e Cerimónia de Encerramento



Mantendo a importante parceria com a Fundação INATEL, o Auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) será a principal casa do DOC.Coimbra 2026. Entre 18 e 22 de março, este espaço acolherá a maioria das sessões do festival, bem como as masterclasses.

Esta parceria permite ao festival dispor de um espaço dedicado não só à exibição das obras das secções competitivas, mas também ao acolhimento dos convidados, às sessões de apresentação de projetos e às reuniões entre realizadores e produtores.


Auditório do Círculo Sereia: Programa Educativo Anozero'26



O Auditório do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra – Sereia torna-se o ponto de encontro para a formação e o debate, no âmbito da parceria com a Bienal Anozero'26 – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Este espaço será a casa do Programa Educativo do DOC.Coimbra, bem como iniciativas formativas da própria Bienal, promovendo o cruzamento entre o cinema documental e a arte contemporânea e incentivando a participação ativa de estudantes e da comunidade.


Casa da Esquina: Retrospectiva Leonor Areal 



A Casa da Esquina, importante centro cultural da cidade, acolherá a retrospectiva da realizadora portuguesa Leonor Areal, com a exibição de quatro longas-metragens que percorrem a sua extensa e marcante carreira. Um momento essencial para revisitar a obra de uma das vozes mais relevantes do documentário português.


Seminário Maior e Semente Atelier:  DOC.LAB Coimbra 



O DOC.LAB Coimbra regressa para a sua segunda edição, afirmando-se como um espaço fundamental para o desenvolvimento de projetos documentais.

O Semente Atelier, espaço multidisciplinar coordenado por Inês Moura e Clara Moura, acolherá a turma de Desenvolvimento de Pitch. A acompanhar o crescimento do laboratório, esta edição contará ainda com uma turma dedicada ao Desenvolvimento de Guião e Argumento para Documentários, que terá lugar na Biblioteca Nova do Seminário Maior de Coimbra.


A programação completa do DOC.Coimbra 2026 será divulgada em breve.

Não perca a oportunidade de assistir a grandes filmes documentais e de conhecer cinco espaços culturais de referência da cidade de Coimbra.

 
 
 

Comentários


bottom of page