top of page

Festival Internacional de Documentários DOC.Coimbra regista número recorde de inscrições

Foto do escritor: Leandro CordeiroLeandro Cordeiro



A edição de 2025 do Festival de Cinema Documental DOC.Coimbra recebeu um total de 356 inscrições, estabelecendo um novo recorde para este evento anual dedicado ao cinema documental. As submissões deste ano incluem 182 curtas-metragens documentais e 174 longas-metragens documentais, representando uma diversidade de temas e estilos cinematográficos de realizadores de todo o mundo.


Entre os países que mais se inscreveram destacamos: Espanha (61 filmes), Brasil (51 filmes), Portugal (38 filmes), Estados Unidos (26 filmes), França (22 filmes), Itália (15 filmes), Alemanha (13 filmes) Reino Unido (10 filmes). 


"Estamos encantados em ver uma resposta tão forte de cineastas documentaristas para a edição deste ano do DOC.Coimbra," disse o Diretor do Festival, Leandro Cordeiro. "O nível e a diversidade das obras submetidas são um testemunho da crescente reputação do festival como um destino de excelência para o cinema documental inovador."


O festival terá lugar de 25 a 30 de março de 2025 no Auditório do IPDJ em Coimbra. O programa incluirá secções competitivas tanto para curtas como para longas-metragens documentais, bem como segmentos temáticos que exploram temas da atualidade através do cinema.


Secção Átomos (curtas e longas nacionais e internacionais) - Apresenta filmes intimistas e/ou observativos que, de alguma forma, captam com sutileza e poesia o mundo à nossa volta, trazendo para o seu centro a vida das pessoas, o modo como se conectam e lutam por um mundo mais justo.


Secção Silêncios Partidos  (curtas e longas nacionais e internacionais) - Filmes políticos que trazem à superfície temas que foram escondidos ou soterrados, mas que de maneira pessoal são trazidos à tona pelos realizadores, como racismo, violência de gênero e direitos humanos.


Secção Vestígios (curtas e longas  nacionais e internacionais) - Filmes que exploram o passado através de imagens de arquivo, utilizando melancolia e seriedade para acessar e revirar fragmentos ocultos na memória.


Categorias de Premiação:

Todos os filmes das secções competitivas podem receber os prémios, com exceção dos prémios lusófonos que são exclusivos de filmes em língua portuguesa. 


1.Melhor Curta-metragem Internacional 

2.Menção Honrosa - Curta-metragem Internacional 

3.Melhor Longa-metragem Internacional 

4.Menção Honrosa Longa-metragem internacional 

5.Melhor Longa-metragem Lusófona 

6.Melhor Curta-metragem Lusófona

7.Melhor Som

8.Melhor Fotografia

9.Melhor Edição

10.Melhor Realização


A programação completa do festival será anunciada a 17 de fevereiro de 2025. Os bilhetes estarão à venda nessa altura.


Para documentários numa fase de desenvolvimento, aproveitamos para convidar a inscrever no nosso laboratório de projetos DOC.LAB até 2 de fevereiro. 


Para mais informações sobre o Festival de Cinema Documental DOC.Coimbra, por favor visite www.doccoimbra.com


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page